terça-feira, 20 de outubro de 2015

Entrevista a uma jovem ginasta portuguesa



Já passou um mês e hoje venho-vos deixar mais uma entrevista. Hoje a nossa convidada é a Ana Gil. Eu conheci-a aqui na blogosfera, aliás, ela foi das primeiras bloggers que soube quem estava por detrás da Megan. De dia para dia a nossa amizade foi fortalecendo e hoje estamos mais unidas que nunca e sendo ela uma excelente ginasta, não poderia deixar de a entrevistar.

1. Como nasceu o teu gosto pela ginástica?

O meu gosto pela ginástica nasceu da maneira mais estranha que possas imaginar. Eu era pequena e o meu irmão disse "vou-te ensinar a fazer a ponte", mas de imediato reparou que eu já sabia e tinha jeito para a coisa ahah e mais tarde acabei por entrar para a ginástica do desporto escolar.

2. Já participaste em competições nacionais/ internacionais?

Inicialmente só fazia ginástica no desporto escolar e aí íamos a diversas provas sim, mais tarde na federação (e atualmente também) fazemos saraus.

3. Achas que se nasce com talento para a ginástica ou o talento adquire-se?

É uma boa pergunta ahah. Não sei se se nasce com talento para isso, mas acho que o segredo está na força de vontade e no gosto por aquilo que fazemos. Acaba por ser feita a distinção entre quem vai e quem não vai aos treinos, como diz o meu treinador.

4. Quais são as maiores dificuldades por ti sentidas enquanto ginasta?

Acho que falo em nome de todos os ginastas quando digo que é o reconhecimento. Infelizmente a ginástica em Portugal não é valorizada, ainda que já existam bastantes títulos. Fora isso, talvez ter que conciliar tudo e abdicar de algumas coisas (como não poder sair para ficar a treinar, não comer tudo o que nos apetece ou não podermos ir de férias porque temos estágio).

5. Como vês esta modalidade no nosso país?

Como já disse anteriormente, temos uma falta de apoio enorme, mas Portugal não deixa de ser muito bom. Apenas ainda não temos o devido reconhecimento. Basta procurar no twitter por #TeamDosGinastas e vemos que o que digo aqui é da mesma opinião que grande parte dos ginastas.

6. Pensas de algum modo seguir uma carreira como ginasta?

Bem, como ginasta não é de todo fácil, mas quero conciliar, sim. Espero daqui a uns anos estar com o curso terminado e a treinar pessoas com o mesmo gosto que eu. Não me imagino a fazer nada que não implique ou possa implicar ginástica.


Quero agradecer à Ana Gil por ter aceite o convite e também a todos vós por terem disponibilizado uns minutos do vosso tempo para lerem esta entrevista. Espero que tenham gostado e se tiverem alguma questão para lhe fazer, será com todo o gosto que vos irá responder.

10 comentários:

  1. A sério? Que fixe!!! Não te vais arrepender! Há um ambiente incrivelmente familiar e a cidade é só (para mim) a melhor deste mundo e arredores!

    ResponderEliminar
  2. Gostei da entrevista, é sempre bom conhecermos outras pessoas, de outras áreas :)

    ResponderEliminar
  3. Entre seguir uma carreira exclusivamente como ginasta, em Portugal e entrar em greve de fome, acho que a segunda tem mais probabilidades de sobrevivência. Pelo menos não come, mas também não gasta energias. ahahah

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito das respostas. Não conhecia o blogue dela, vou espreitar :)

    ResponderEliminar
  5. ohh pensava que tinha visto um link, sendo assim não posso ir :p

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia, mas gostei de passar a conhecer! Obrigada por esta partilha!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  7. Olha gostei muito deste teu espacinho..e mais que isso, a música escolhida é tão boa que nem sei como já não a ouvia à tanto tempo! Gosto tanto de Ben Howard..! Quanto à entrevista é muito interessante ver uma opinião de alguém dentro da ginástica e perceber qual a opinião sobre essa realidade em PT! É um óptimo desporto que acho que devia ter mais a nossa atenção..este, bem como muitos outros. Beijinho

    ResponderEliminar
  8. resp: força querida! em relação ao sorteio, acho que um bloco personalizado onde se possa escrever quando não temos um computador por perto era uma boa ideia :)

    ResponderEliminar
  9. r: Ah está bem querida, não sabia :) Senão não tem mal nenhum.

    Uma boa noite

    ResponderEliminar