terça-feira, 24 de novembro de 2015

Recém licenciados com experiência

girl, bed, and white image

No sábado, quando fui ao Porto, estive a conversar com uma amiga da minha irmã. Elas estão no ramos das engenharias e essa rapariga falou-me que o politécnico que frequentam lhes envia regularmente e-mails do género: Procura-se engenheiro civil/ eletromecânico/ informático com 7 anos de experiência na área. Supostamente o politécnico deveria apresentar-lhes boas ofertas de emprego. Com 24 anos e com uma recém licenciatura/ mestrado não me parece possível algum aluno ter 7 anos de experiência. É claro que isto desmotiva os estudantes recém formados. É como se não houvesse nenhuma oferta melhor. O que acham disto? Nas vossas faculdades/politécnicos também acontece este tipo de episódios tristes?

13 comentários:

  1. É estúpido mas as únicas propostas que recebo para trabalhar em Portugal pedem-me 2 ou 3 anos de experiência. Pelo menos! Se for mais do que 2 ou 3 anos de experiência eles também não se importam. E eu no meu curso começo com estágios desde o 1º ano de licenciatura mas isso não lhes serve de nada, nem nos dão oportunidade de mostrarmos aquilo que valemos.
    r: ahah já me parece um plano Megan xD Acho que passa na cabeça de quase todas as morenas um dia transformarem-se em loiras, eu também já passei essa fase e não foi há muito tempo

    ResponderEliminar
  2. Só se for experiência em desemprego. eheheh

    ResponderEliminar
  3. Sou formada na área da comunicação e acontece muitas vezes comigo situações dessas. Como podem esperar que uma pessoa que acabou de se licenciar tenha já tantos de experiência? No mínimo é ridiculoso!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  4. Isso acontece em todo o lado, esses e-mails que recebem do politécnico é só uma divulgação de uma nova oferta de emprego, eles não filtram a informação, porque se calhar até ex alunos de muitos anos ainda podem receber esses e-mails ou alguém conhecer alguém com essa experiência e que esteja à procura de emprego. A verdade é que, pelo menos é o que eu sinto, é que há cada vez mais ofertas de emprego para pessoas com muita experiência que para recém licenciados :|

    ResponderEliminar
  5. A minha faculdade não me costuma mandar e-mails desses. A única vez que mandou a empresa em questão queria pessoas com mestrado. O que não é mau, só que eu estava na licenciatura xD

    ResponderEliminar
  6. É este mesmo o problema, querem jovens com experiência mas não dão sequer oportunidade para ganhar experiência primeiro.

    ResponderEliminar
  7. sim acontece. mas esses emails normalmente sao enviados para todos, inlcuindo alumini, que podem ja ter 7 anos de experiencia a area. De certeza que nao procuram uma pessoa recém-formada. Aliás, hoje ninguem quer recem formados :/

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. na minha faculdade nem chega nada ahahah

    ResponderEliminar
  9. Eu recebo imensos e-mails da secretaria da universidade sobre ofertas de emprego para determinados cursos, mas são poucos os que pedem x anos de experiência, felizmente!

    ResponderEliminar
  10. Na minha faculdade não mandam mails de emprego, não sei qual é pior.... mas oiço dizer que normalmente muitos dos estudantes acabam a ficar colocados nos sítios onde estagiaram

    ResponderEliminar